Outubro Rosa

No mês de Outubro o Hospital Dra. Izolde Dalmora realiza diversas campanhas direcionadas a prevenção do câncer de mama, para falar um pouco mais sobre essa doença que atinge tanto homens quanto mulheres, criamos esse conteúdo para trazer maior visibilidade para os sintomas, que quando identificados logo no início tem maiores chances de tratamento. 

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca os tecidos mamários, ele se desenvolve quando há alteração de uma parte das moléculas de DNA, causando a multiplicação das células anormais que se transformam em um cisto. 

O que aumenta o risco?

Um dos maiores fatores de risco é a idade, grande parte dos casos dá os primeiros sinais após os 50 anos, mas há algumas outras razões que também aumentam as chances de apresentar a doença, como:

Fatores ambientais e comportamentais: obesidade e sobrepeso, não realizar atividades físicas, consumo elevado de bebida alcoólica, exposição frequente a radiação ionizante e tabagismo. 

Fatores da história reprodutiva e hormonal: primeira menstruação antes dos 12 anos, menopausa após os 55 anos, não ter tido filhos, primeira gravidez após os 30 anos, uso de contraceptivos hormonais e ter feito uso de reposição hormonal após a menopausa (principalmente por mais de 5 anos). 

Fatores genéticos e hereditários: casos de câncer de ovário ou mama na família, alteração genética especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2. 

Principais sintomas

Alguns sintomas podem ajudar a identificar o câncer em seus estágios iniciais, são eles:

– Apresentar nódulos (caroços), fixos e indolor.

– Região da pele da mama avermelhada, alaranjada ou com aspecto de casca de laranja. 

– Alterações no bico do peito.

– Nódulos na região do pescoço e/ou axilas.

– Saída espontânea de líquidos anormais.

Caso perceba algum desses sintomas, ou qualquer anormalidade durante o autoexame é importante procurar um médico ou especialista. 

Outubro Rosa Site

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *