Hospital Izolde Dalmora realiza encontro regional sobre saúde
Na tarde de quarta-feira, dia 25, o Hospital Dra Izolde Hubner Dalmora realizou uma Roda de Conversa sobre atendimento em saúde mental e cuidados prolongados, com a presença de mais de 20 municípios da região e representantes do estado. O principal objetivo do encontro foi aproximar a equipe do hospital aos municípios, bem como sensibilizar a rede de atendimento da área da saúde e do setor social da importância do acompanhamento e continuidade do tratamento dos pacientes após alta hospitalar, e também esclarecer dúvidas.
Sendo referência em Santa Catarina quando se fala em saúde mental e cuidados prolongados, o Hospital Izolde Dalmora tem como premissa a humanização dos atendimentos e para isso segue uma série de critérios. Um deles é prezar para que o paciente tenha a atenção necessária após a alta hospitalar, através da articulação da equipe multidisciplinar da Unidade, contamos com o trabalho e acolhimento das redes de atendimento dos municípios.
No evento realizado nesta semana, chamado de Roda de Conversa, a equipe multidisciplinar do Hospital apresentou como é a estrutura e os trabalhos desenvolvidos internamente e porque é criteriosa nas avaliações de internação e de alta dos pacientes. Além disso, o momento contou com um debate sobre a atual situação da rede de atendimento em saúde mental de Santa Catarina e os desafios que a área enfrenta neste âmbito.
Participaram do evento representantes da secretarias de saúde, assistência social e áreas afins de mais de 20 municípios da região, incluindo todo o Meio Oeste Catarinense. E também as representantes do Governo do Estado Lucileia Pereira, psicóloga e responsável pela gestão dos leitos de Saúde Mental em Santa Catarina e Taisa Pereira Cruz, enfermeira da área técnica de saúde mental da Secretaria do Estado de Saúde.
O momento foi de conhecimento, debate, conversas e muita troca de experiências. Esse projeto, que foi pensado durante muito tempo pela equipe multidisciplinar do Hospital Izolde Dalmora, é mais uma ação que tem como objetivo melhorar ainda mais o atendimento, a humanização e a qualidade de vida dos pacientes.