PROJETOS
Os projetos desenvolvidos pelo Hospital Izolde Dalmora são colaborativos entre equipe, comunidade, pacientes e família. Visam reunir pessoas para colaborar na reabilitação dos pacientes, na interatividade social, na qualidade de vida e no cuidado.
Casa de apoio
Estabelecida para acomodar os familiares de pacientes internados, a Casa de Apoio é um espaço para permanecer enquanto estiverem visitando ou acompanhando pacientes.
A Casa de Apoio é um projeto do grupo de voluntários Ministério da Entrega, de Concórdia, que cedeu o espaço mobiliado e arca com as despesas.
Família no Hospital
Estar na presença e receber o carinho de familiares é um dos maiores reforços para a recuperação dos pacientes, independente da idade ou enfermidade. É uma forma de reforçar vínculos e valorizar os pacientes que se sentem mais seguros e felizes na presença de entes queridos. Além da integração entre familiares, pacientes e profissionais, esse projeto visa também informar o sistema
Estar na presença e receber o carinho de familiares é um dos maiores reforços para a recuperação dos pacientes, independente da idade ou enfermidade. É uma forma de reforçar vínculos e valorizar os pacientes que se sentem mais seguros e felizes na presença de entes queridos.
Além da integração entre familiares, pacientes e profissionais, esse projeto visa também informar o sistema de funcionamento e o atendimento da UCP.
Emoções
Tem o objetivo de proporcionar um atendimento humanizado, voltado a pacientes e colaboradores. Desenvolvido pela Equipe Multidisciplinar com a finalidade de reforçar a empatia e o comprometimento com pacientes e colegas, almejando aumentar o olhar sobre aqueles que estão sob nossa responsabilidade e tutela, bem como valorizar e reconhecer o trabalho desenvolvido pelos colaboradores.
Algumas ações desenvolvidas:
- Distribuição de mensagens de otimismo e reconhecimento;
- Homenagens aos aniversariantes e dia do profissional;
- Bingo com os pacientes;
- Conversa com familiares de pacientes por chamadas de vídeo e telefonemas, dinâmicas, palestras e decoração do ambiente em datas comemorativas;
- No lanche dos pacientes mensagens de carinho e motivação;
- Mensagens de boas-vindas na volta das férias, mensagem com foto aos pacientes no dia da alta e o Prontuário Afetivo ” sob o olhar de quem ama”, tanto para pacientes como para os colaboradores. Este tem a finalidade de conhecer melhor os pacientes e a equipe, como é a vida dele fora da Unidade, aliando respeito e cumplicidade.
De acordo com a equipe que coordena o projeto “Essa é uma estratégia de humanização que já tem obtido resultados bem positivos, tanto para os colaboradores como pacientes e familiares”
Musicoterapia
A música quando utilizada como terapia proporciona sensação de bem estar e tranquilidade psíquica, além, a concentração e o raciocínio lógico. Ainda, a musicoterapia é capaz de proporcionar um momento de autoanálise do paciente através das letras das músicas, não necessitando que o paciente aprenda a tocar um instrumento.
Objetivo: Proporcionar estímulos cognitivos para auxiliar nas patologias apresentadas.
Benefícios:
- Melhora o humor;
- Aumenta a concentração;
- Melhora raciocínio lógica;
- Melhora a expressão corporal;
- Aumenta a capacidade respiratória;
- Estimula a coordenação motora;
- Controla a pressão arterial;
- Alivia as dores de cabeça;
- Melhora os distúrbios do comportamento;
- Auxilia em doenças mentais;
- Melhora a qualidade de vida;
- Ajuda a tolerar o tratamento contra o câncer;
- Ajuda a suportar dores crônicas.
Em nossa Unidade são agraciados todos os pacientes, os de saúde mental que escolhem a música e os da Unidade de Cuidados Prolongados, que através do Prontuário Afetivo sabemos qual a música preferida e disponibilizamos para ouvir no próprio leito.
Arteterapia
A arteterapia se preocupa com a pessoa. Não é um projeto sobre ela, e sim um projeto com ela, a partir de seu mal-estar e de seu desejo de mudança.
Consiste na ideia de que expressar criatividade pode melhorar o bem-estar físico, mental e emocional. O objetivo é utilizar o processo criativo para ajudar as pessoas a explorar a auto expressão. É uma ajuda que utiliza as artes plásticas como meio para recuperar ou melhorar a saúde mental, o bem-estar emocional e social da pessoa e no controle das emoções.
As emoções têm uma importância fundamental no desenvolvimento e nas experiências humanas. O trabalho com as emoções através da arteterapia melhora a qualidade das relações.
Na nossa Unidade temos tido uma resposta muito boa no desenvolvimento deste projeto, através da Pintura, Contação de histórias, Movimento e dança, Escrita Criativa, Colagem, Dramatização e Desenho.
Aulas com educadora física
A atividade física regular promove a melhora da postura corporal, combate o excesso de peso e de acúmulo de gordura, menor propensão às doenças cardíacas, melhora do tônus muscular, reduz o estresse e a indisposição, melhora na elasticidade e flexibilidade do corpo, melhora a autoestima, aumenta a qualidade e a expectativa de vida, fortalece o sistema imunológico, promove a redução dos índices de colesterol.
Os benefícios para a saúde são enormes, além disso, melhoramos a qualidade de vida por meio da atividade física, ela nos proporciona mais energia e disposição para as tarefas cotidianas. A atividade física traz também benefícios para a saúde mental; há uma melhora no condicionamento mental quando passamos a gastar mais energia com exercícios. Sendo assim, a nossa concentração aumenta, consequentemente a produtividade no trabalho e nos estudos também.
Para tanto e como exemplo, todas as terças e quintas feiras realizamos no Hospital Dra. Izolde Hubner Dalmora atividades com os pacientes. A Atividade física é importante em qualquer idade, em qualquer condição de saúde.
Atividades Complementares
– Em datas comemorativas, o Hospital é decorado com elementos que representam as datas. Também são realizadas a entrega de lembranças, geralmente confeccionadas pelos pacientes, aos homenageados.
– São realizadas caminhadas semanais com os pacientes, em locais seguros, na natureza. Momentos que trazem tranquilidade e uma possibilidade para os profissionais da saúde de conhecerem melhor os pacientes, para assim, poder realizar um atendimento mais personalizado.
– Pacientes da UCP também participam de almoços fora da unidade, sempre acompanhados pela equipe de profissionais.
– O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Grupo Semeadores da Palavra, de Lindóia do Sul, são parceiros do hospital e sempre que podem vem proporcionar momentos alegres e descontraídos para os pacientes.
Criança e Hospital
O projeto Criança e Hospital: Um diálogo para o futuro, é desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Lindóia do Sul, através da Secretaria de Educação e Cultura. O objetivo é promover um trabalho coletivo e educativo, com a ideia de levar as crianças até o hospital para que possam participar de atividades com os pacientes, proporcionando um caminho de afeto e conhecimento mútuo.
Estes encontros de gerações proporcionam aos pacientes, aos jovens e crianças alegria, afeto, gratidão e muita emoção.